domingo, 20 de setembro de 2009

"COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL :
LINGUAGEM CORPORAL
por
Ana Raquel de Brito Prata
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal
aprata@student.dei.uc.pt


Resumo: Apresentam-se, de uma forma simples e directa, os principais cuidados a
ter no uso da linguagem corporal, quer em apresentações orais, quer na vida
quotidiana. Para esse efeito, descrevem-se e ilustram-se os principais pontos a ter
em conta no uso desta linguagem. Pensa-se que esta abordagem constituirá um
bom incentivo para todos aqueles que pretendem comunicar bem, utilizando para
isso, além da linguagem oral e escrita, a linguagem corporal.

Palavras Chave: Comunicação não verbal, Linguagem Corporal

Introdução
Hoje em dia, um engenheiro (ou outro profissional) tem que estar preparado para
comunicar de forma positiva com ouras pessoas, quer elas sejam seus funcionários,
seus superiores ou mesmo ilustres desconhecidos. É neste contexto que se
pretende sensibilizar o engenheiro para os aspectos mais relevantes da
comunicação , neste caso, da comunicação não verbal. Existem alguns livros
bastante simples e interessantes acerca deste tema, que o leitor terá todo o
proveito em consultar, tais como Como Comunicar com Clareza, de Robert Heller e
Como Falar em Público, de Gregório Garcia Maestro. O presente texto procura
esclarecer, de forma sintética, como se deve utilizar a linguagem corporal. A
abordagem seguida centra-se na descrição de cada um dos pontos mais
importantes na linguagem corporal.
Uma boa comunicação é o fluido vital das organizações. Ela assume muitas formas,
como por exemplo falar, escrever, escutar, muito embora o seu objectivo seja
sempre transmitir uma mensagem aos receptores.

A Linguagem Corporal - movimentos físicos inconscientes - pode reforçar a comunicação ou então prejudicá-la. Devido à sua subtileza e vastidão, a linguagem
corporal é difícil de interpretar e controlar. No entanto, uma ampla compreensão da
linguagem corporal é meio caminho andado para a compreensão das verdadeiras
opiniões dos outros.

DISTÂNCIA
Deixar uma distância aceitável entre duas pessoas faz parte da linguagem corporal
e essa distância muda consoante a situação. Por exemplo, os convidados de uma
reunião social aproximam-se mais do que os estranhos numa situação não social.
Há ainda a ter em conta questões culturais, isto é, numa determinada cultura uma
distância pode ser aceitável enquanto que noutra não é. Por exemplo, os britânicos
e os americanos tendem a deixar mais espaço pessoal à sua volta do que os outros
povos e tendem a afastar-se se acham que o seu espaço está a ser invadido. As
pessoas que vivem em áreas rurais também podem afastar-se mais do que os
habitantes das cidades.
As distâncias interpessoais dividem-se em 4 categorias:
  1. Distância Íntima
  2. Distância Pessoal
  3. Distância social
  4. Distância Pública
  5. Distância Íntima
 Distância íntima próxima: contacto
Esta distância é muito natural entre pessoas com relações íntimas, em que há uma grande consciência da proximidade. É natural entre crianças e pais, casais, namorados, entre duas mulheres, na nossa sociedade, e entre dois homens, na cultura árabe.

 Distância íntima afastada: 15 - 50 cm
É a distância aceitável para cumprimentos formais (apertos de mão, ...). É
considerada uma distância muito próxima entre dois homens, na nossa sociedade.
Normalmente, a esta distância não se deve olhar nos olhos.

Distância Pessoal
 Distância pessoal próxima: 50 - 80 cm
É a distância normal para cumprimentos formais e entre casais. É uma distância
confortável em reuniões sociais.
 Distância pessoal afastada: 80 - 120 cm
Distância normal para uma discussão pessoal, pois confere privacidade à
comunicação.
Não é aconselhável reduzir esta distância, caso a relação entre os intervenientes na
discussão não for de moldes a sugeri-lo. Quando a conversa convida à intimidade,
então sim, a distância pode ser reduzida, mas tendo o cuidado de utilizar uma
linguagem adequada a esse grau de intimidade.

Distância Social
 Distância social próxima: 1,2 - 2 m
Distância adequada a negócios interpessoais. É a distância normal entre cliente -
vendedor e patrão - empregado, pois evita familiaridades.

 Distância social afastada: 2 - 3 m
É a distância considerada normal para relações formais. É a esta distância que
podemos colocar-nos de uma pessoa que esteja a trabalhar, sem a obrigarmos a
interromper para comunicar connosco. Caso aconteça a comunicação a esta
distância, devemos olhar a outra pessoa, caso contrário poderá ser entendido como
uma desconsideração.

Distância Pública
 Distância pública próxima: 3 - 8 m
Distância natural em reuniões informais, aulas, ...

 Distância pública afastada: > 8 m
Distância adequada para aulas e grandes reuniões. É a distância de excelência para
os políticos e para os actores, pois os gestos podem ser mais estilizados e mais
simbólicos.

POSTURA
As aparências iludem mas interessam. As primeiras impressões são muito importantes. Julga-se que os cinco segundos iniciais de qualquer primeiro encontro
são mais importantes do que os cinco minutos seguintes, por isso a preocupação
com a aparência e postura pode fazer uma grande diferença.
Uma postura positiva incentiva a comunicação, enquanto que uma postura negativa
pode prejudicar bastante a comunicação.

Postura Negativa
Nesta imagem pode ver-se uma postura que não é das mais adequadas. O olhar é indirecto e evasivo, os ombros descaídos demonstram falta de confiança, mexer no
pescoço/orelhas indica dúvida e, por fim, o corpo de lado significa rejeição relativamente à opinião de outra pessoa.

Postura Positiva
Esta imagem mostra uma postura que
incentiva a comunicação. O olhar franco e directo e o sorriso aberto mostram uma atenção amigável, o corpo virado para a frente e postura aberta revelam confiança e a colocação das mãos indicam determinação e capacidade de assumir o controlo.
Mesmo quando se está sentado sem dizer nada, pode-se estar a transmitir uma
mensagem diferente daquela que é suposto transmitir. Além do mais, uma boa
postura, mesmo quando se está sentado, pode ajudar à concentração e ao bom
entendimento de ambas as partes.
O local mais adequado para uma pessoa se sentar é aquele em que a luz vem de
trás. Quando nos sentamos não é conveniente dobrar as pernas e deixar a coluna
descair para trás, pois nesta posição infunde-se a sensação de cansaço e falta de
entusiasmo. Deve pois, optar-se por uma postura mais direita e formal.
Nas figuras acima podem ver-se algumas posturas correctas para se estar sentado.

GESTOS
Os gestos, juntamente com outro tipos de comunicação não verbal tais como a
postura e as expressões faciais, são uma parte importante da linguagem corporal.
Os gestos de apoio, tais como o contacto visual e abanar a cabeça enquanto
alguém está a falar, criam empatia. Toda a gente pode controlar a sua linguagem
corporal até certo ponto, mas não totalmente. Convém também escolher as
palavras com cuidado, caso contrário a linguagem corporal pode contradizer essas
mesmas palavras.
Gestos simples podem combinar-se para formar complexos-padrões. Por exemplo,
numa reunião pode saber-se se uma pessoa está a apreciar a exposição, apenas
observando a posição dos seus dedos na cara ou no queixo.
Há ainda a considerar as questões culturais. A linguagem não verbal dos gestos
varia de país para país. Por exemplo, apontar com um dedo é considerado falta de
educação na China, abanar a cabeça para dizer "não", na Índia significa "sim".
As mãos possuem uma poderosa capacidade expressiva. Segundo a sua posição e a
velocidade com que são movimentadas podem comunicar coisas diferentes.
Por exemplo, quando uma pessoa mostra as palmas para cima, com os dedos
estendidos demonstra uma certa dose de vulnerabilidade; quando uma pessoa vira
as palmas para si próprio indica que pode e quer receber o interlocutor, tem uma
intenção positiva.

Pretendeu-se que este trabalho proporcionasse uma familiarização com os
principais cuidados a ter na utilização da linguagem corporal. Para satisfazer este
objectivo, optou-se por uma descrição sequencial dos pontos mais relevante na
utilização deste tipo de linguagem. Pensa-se que o resultado obtido satisfaz os
requisitos de objectividade e pequena/média dimensão que pretendia atingir.
Pensa-se também que constituirá um auxiliar útil , para o leitor que pretenda
construir a sua competência no uso da linguagem corporal. Há que ter em conta
que a arte de bem utilizar a linguagem corporal, constrói-se com a prática do dia-a-
dia, através da experiência e da cultura. Assim sendo, as indicações deste texto
devem ser entendidas apenas como um primeiro passo para a boa compreensão e
utilização do uso desta linguagem.

Referências
- Acetatos da cadeira de Comunicação Técnica e Profissional
- Heller, R. Como Comunicar com clareza, Editora Civilização, Porto, 1999
- Maestro, G. G. Como Falar em Público, Editorial Estampa, L
isboa, 2000"

fonte: http//student.dei.uc.pt/~aprata/Artigos/ComunicacaNaoVerbal.pdf:

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